Tipos de tributação para construção civil: qual a melhor para o seu negócio?

08/07/2020

Escolher corretamente o regime tributário de uma construtora civil é uma ação determinante, que pode influenciar no valor de carga tributária cobrada.

Diante disso, é fundamental fazer a escolha de um regime tributário conforme o planejamento financeiro, para assim garantir uma maior variedade de benefícios.

A fim de explicar para nossos leitores quais são os tipos de tributação para construção civil, preparamos este conteúdo. Confira!

 

O que é um regime tributário?

Em síntese, um regime tributário é o conjunto de leis que estabelece uma orientação aos contribuintes, capaz de apontar quais são as tributações federais que devem ser pagas, como:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

No entanto, elas não possuem valor fixo, podendo apresentar variações no valor da alíquota no limite de faturamento, atividades exercidas e etc.

 

Quais são os regimes tributário existentes no Brasil?

Atualmente, no Brasil, podemos encontrar três diferentes modelos de enquadramento para as empresas de construção civil, sendo eles:

  • Simples Nacional;

  • Lucro Presumido;

  • Lucro Real.

Aproveite para aprender: Gestão Trabalhista: Como montar uma equipe de sucesso para construção civil?

 

Quais são os tributos que incidem sobre a construção civil?

Os tipos de tributação para construção civil podem variar de acordo com o seu enquadramento tributário.

Para os casos de empresas optantes pelo Simples Nacional, o recolhimento de todos os seus tributos acontece por meio de uma única guia, de modo simplificado.

Enquanto para as empresas de construção civil optantes pelo Lucro Real ou Lucro Presumido, o pagamento pelo imposto deve ser feito de forma individual.

Podendo eles serem:

  • ISS: Imposto Sobre Serviços;

  • PIS: Programa de Integração Social;

  • Cofins: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;

  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

  • IRPJ: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;

  • INSS: Instituto Nacional do Seguro Social.

Leia mais sobre: Gestão de compras na construção civil: como torná-la estratégica?

 

É possível recuperar o dinheiro gasto a mais nos impostos?

A recuperação fiscal pode acontecer mediante a criação de um bom planejamento tributário.

Dessa maneira, poderá ser realizado uma análise profunda de toda a situação fiscal de uma empresa de construção civil.

Assim sendo, se torna possível compreender todas as receitas, despesas e lucros bem como o quanto o empresário está gastando com impostos.

Além disso, é fundamental contar com o apoio de um profissional contábil, que possa criar diferentes tipos de estratégias cujo o objetivo seja diminuir o valor de carga fiscal.

Desse modo, também é possível fazer um estudo, identificando se o atual regime tributário ainda está adequado e se faz necessário fazer uma nova alteração.

Lembrando que todas as estratégias devem ser implementadas de forma legal, a fim de evitar problemas com o Fisco e não ser confundido como prática de evasão fiscal.

Assim, quando feito de forma legal, o empreendedor poder ser beneficiado com a recuperação de créditos fiscais. Este processo permite reaver do governo, parte dos valores pagos com tributos, quando feitos de forma excedentes.

 

Conte com o apoio de uma contabilidade especializada e garanta a escolha do melhor regime de tributação para a sua construtora

Agora que o leitor já sabe quais são os regimes tributários e os tipos de tributação para construção civil, ter o apoio de um profissional contábil se torna fundamental.

Isso porque, dependendo do valor de faturamento anual e o número de obrigações acessórias, o empresário pode acabar ficando perdido.

Desse modo, conte sempre com auxílio de um profissional qualificado, que possa criar um planejamento tributário eficaz para seu negócio.

Nossa empresa, a  ADCAL tem como missão a busca do equilíbrio nas relações humanas, por meio das soluções empresariais, proporcionando a melhoria e o avanço da contabilidade e maximizando os retornos empresariais para os seus titulares.

Venha conversar com um de nossos especialistas e conheça nossos serviços!

Gostou de nosso conteúdo? Acompanhe a gente em nossas redes sociais e também em nosso blog, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com os nossos leitores.