Gestão de compras na construção civil: como torná-la estratégica?

27/05/2020

Hoje, não há como negar que a gestão de compras na construção civil é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma obra.

Uma vez que essa área engloba todo os custos, deste a criação do projeto à sua fase final, entregando o imóvel.

Sendo assim, uma boa gestão pode impulsionar tanto o seu desenvolvimento como também o alcance de bons resultados.

Possui interesse pelo assunto? Acompanhe a seguir nossos tópicos sobre a gestão de compras na construção civil.

 

O que é a gestão de compras e como ela funciona?

A gestão de compras também é conhecida como administração de compras e pode ser definida como a atividade de realizar a compra de matérias-primas.

Ela é utilizada no intuito de garantir o funcionamento de uma empresa ou a execução de um projeto.

Sendo assim, é ideal que os cálculos sejam feitos à respeitos de todos os custos relacionados, não apenas no processo de compras, como também envolvendo as despesas que uma empresa terá durante o desenvolvimento de um produto ou serviço.

Leia mais sobre: Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas

 

Quais são os benefícios de uma gestão de compras bem-feita?

Confira a seguir quais são os principais benefícios de uma gestão de compras:

 

Ter uma carteira de fornecedores diversificada

Para que o empreendedor consiga ofertar um melhor preço, será preciso se manter organizado com um banco com dados de vários fornecedores.

Desse modo, a empresa não fica refém de um único fornecedor, conseguindo assim comprar seus materiais com valores mais competitivos.

Além disso, essa se torna uma ótima prática, que ajudará a aprimorar o controle de orçamento.

 

Pesquisar preços e condições

Antes de realizar o processo de compra dos materiais, é de extrema importância que o responsável pelo setor realize uma profunda pesquisa dos preços praticados no mercado.

Sendo assim, devido aos custos dos materiais influenciarem no custo final de uma obra, é de extrema importância que a pesquisa de preços e condições de pagamentos seja feitas de forma criteriosa.

 

Estabelecer parcerias com fornecedores

Conseguir estabelecer parcerias com fornecedores na gestão de compras na construção civil é um dos passos mais importantes.

Dessa maneira, de forma estratégica, é possível criar parcerias com os atuais fornecedores.

Diante disso, é possível conseguir um melhor preço, principalmente em relação a quantidade de materiais utilizados no canteiro de obras.

Desse modo, vale estabelecer acordos que permitem uma maior flexibilidade de ambos os lados. Para que todo o trabalho desenvolvido possa trazer benefícios para todos.

Entretanto, é preciso trabalhar com ótimos fornecedores e sempre se manter atento ao mercado.

Aprenda também: O que são Ferramentas de gestão de pessoas? E como implementar em sua empresa?

 

Fazer um planejamento de compras

Tanto construtores como empresas de engenharia precisam elaborar frequentemente, em sua rotina, um minucioso planejamento de compras.

Faz parte desse planejamento elementos como cronograma de etapas e a lista de quais recursos serão utilizados.

Sendo assim, esse importante instrumento se torna de uso fundamental. Principalmente, quando é necessário fazer pedidos de compras com diversos tipos de materiais para que parte do projeto possa ser executada.

Desse modo, será possível verificar como anda o desenvolvimento de cada etapa e se as mesmas estão acontecendo conforme o previsto pelo planejamento.

 

Automatizar tarefas para compras mais precisas

Criar um cronograma das tarefas que precisam ser realizadas é uma boa alternativa, que deva está inclusa no planejamento de compras de todas as obras.

Portanto, a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um trivial instrumento que possibilita trabalhar importantes informações durante a realização da gestão de compras.

Outra importante forma de obter uma melhor noção das quantidades de matérias a serem comprados e utilizados é fazer o uso de um sistema informatizado.

Ou seja, contar com um sistema de gestão pode se apresentar como um excelente investimento, que viabiliza o sucesso da realização gestão de compras na construção civil.

Por fim, agora que o leitor já sabe a importância de realizar uma gestão de compras na construção civil eficiente, que tal buscar apoio de profissionais especializados que podem te ajudar a aprimorar a sua gestão e preparar a sua empresa para o mercado?

Banner Adcal

Nossa empresa, a  ADCAL tem como missão a busca do equilíbrio nas relações humanas, por meio das soluções empresariais, proporcionando a melhoria e o avanço da contabilidade e maximizando os retornos empresariais para os seus titulares.

Produzimos conteúdo também para nosso blog, com temas da área de contabilidade.