O que são Ferramentas de gestão de pessoas? E como implementar em sua empresa?

27/02/2020

Devido a inúmeras exigências do mercado, o setor de RH acabou se transformando em uma das áreas mais estratégicas dentro de uma empresa. E isso aconteceu, principalmente, por grande parte de sua rotina e tempo acabar sendo dedicada ao desenvolvimento de processos burocráticos.

Desta forma, atualmente o setor de Recurso Humanos, tem dedicado sua atenção ao desenvolvimento de estratégias que possa selecionar os melhores talentos, bem como manter o seu time de colaboradores felizes e realizados dentro da empresa.

Diante disso, cada vez mais gestores buscam ferramentas de gestão de pessoas que possam auxiliar no desenvolvimento de atividades burocráticas, além de minimizar as chances de erros manuais.

Veja a seguir o que são ferramentas de gestão de pessoas e como você gestor pode implementar em sua empresa. Confira!

Gestão de pessoas: qual o seu impacto nas organizações?

Como abordamos na introdução deste artigo, graças às ferramentas de gestão de pessoas, muitos problemas que existiam antigamente dentro dos setores de RH têm sido extintos.

Principalmente, devido aos profissionais deste setor estarem atentos e buscarem a adoção das melhores ferramentas de gestão de pessoas, permitindo que parte significativas de seu processo possam ser automatizadas.

Desta forma, o setor passa a ter uma maior agilidade na entrega de suas atividades, mantendo sua execução e entrega dentro dos prazos previstos e substituindo os processos manuais.

Com certeza, as adoções dos sistemas de gestão de pessoas podem fazer total diferença na busca de melhores resultados para a organização.

Selecionamos as melhores ferramentas para você, leitor, confira logo abaixo:

Planos de carreira

Implementar o plano de carreira, com certeza, é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas.

Quando trabalhada de forma estruturada, aumentará as chances de uma empresa atrair e reter talentos. Isso porque, estará mostrando aos seus colaboradores o quanto reconhecer os esforços de cada um de forma individual, contribuindo para que eles possam crescer profissionalmente dentro da organização.

Desta forma, implementar o plano de carreira torna mais simples o desenvolvimento de seus colaboradores bem como o da empresa. Já que neste caso, quanto maior o seu time de profissionais capacitados e talentosos, maior será as chances da empresa se destacar no mercado.

Feedback contínuo

Entre as principais ferramentas de gestão o feedback contínuo acaba se destacando com uma importante ferramenta.

Isso acontece porque,  o gestor do setor de RH conseguirá trabalhar uma visão mais ampla da empresa, na qual trabalha e da produtividade de sua equipe. Uma vez que, ao trabalhar o feedback como parte de sua cultura, ele poderá aplicar estratégias que possam estimular e aprimorar o conhecimento e desenvolvimento de seus funcionários.

Sendo assim, podemos considerar o feedback contínuo como um motor que impulsiona constantemente a empresa.

Pesquisa de clima

Os colaboradores são e devem ser considerados como verdadeiros diamantes de uma organização. Se o empresário não sabe como lapidá-las, estará mantendo sempre seu conhecimento estático, sem evolução significativa.

Porém, como descobrir se um colaborador se sente satisfeito e confiante em sua empresa? Fazendo pesquisa de clima e, assim, conhecendo sua opinião.

Desta forma, é possível que a empresa conheça o nível de satisfação de seus funcionários, além de permitir compreender o que o motiva, bem como a sua satisfação a respeitos do ambiente, salário, relação com colegas de equipe, etc.  Além disso, estas pesquisas podem ser realizadas de forma individual e sigilosas.

Avaliação do perfil comportamental

Avaliar corretamente o perfil comportamental de cada colaborador pode impactar de forma positiva no alcance de melhores resultados.  Isso porque, esta importante ferramenta de gestão de pessoas pode auxiliar no processo de admissão e demissão de funcionários como também na distribuição de tarefas de acordo com o perfil comportamental.

Desta forma, um dos melhores instrumentos em relação a avaliação comportamental é por meio da aplicação da metodologia DISC. Neste sentido, é possível montar o perfil completo de uma equipe levando em consideração aspectos como dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Controle de ponto

O controle de ponto, com certeza, auxilia um empreendedor a sanar inúmeros de problemas com o cumprimento da carga horária, bem como qualquer outro tipo de dúvidas e reclamações das horas trabalhadas mensais por cada colaborador.

Sendo assim, quando o setor de RH opta por automatizar o ponto digital em sua empresa, ele está assegurando um maior controle da gestão de ponto.

Além do que, permite que o trabalho do RH possa se tornar mais ágil em contabilizar ao fim de cada mês as horas trabalhadas, proporcionando compreender quais horas devem ser descontadas, como também o pagamento na folha de ponto das horas extras.

Com base em cada uma das ferramentas de gestão de pessoas, podemos afirmar que ao optar por implementá-las a empresa estará investindo em seu crescimento, além de se tornar mais competitiva no mercado.

Não deixe de ler: Banco de horas ou horas extras: qual o mais vantajoso para uma empresa?

Gostou das nossas dicas? Utilize o nosso campo de comentários e compartilhe conosco quais as ferramentas de gestão de pessoas você aplica em sua empresa.

Quer ter acesso aos nossos melhores conteúdos e dicas de gestão? Acesse nosso blog agora mesmo.