Gestão Trabalhista: Como montar uma equipe de sucesso para construção civil?

17/06/2020

Para que um projeto de construção civil seja concluído com máxima qualidade e cumprindo o prazo estipulado, é preciso preencher inúmeros de quesitos, nos quais só são notados dentro de um canteiro de obras.

Diante deste contexto, se destaca a gestão trabalhista, se apresentando como um quesito fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Na sequência, iremos discutir como um pouco mais sobre a importância da gestão trabalhista e como montar uma equipe de sucesso para a construção civil. Continue sua leitura e aprenda conosco.

 

O que é gestão trabalhista?

Compreende-se como gestão trabalhista a combinação de diferentes fatores como registro de funcionários, rescisão de contratos, elaboração de holerites, férias, licenças, planos de benefícios, dentre outras.

Ou seja, é a gestão responsável pela aplicação de todas as metodologias utilizadas em meio ambiente de trabalho. O principal objetivo é a constante valorização dos empregados de uma empresa, independente de seu cargo.

Desse modo, cabe ressaltar que a gestão trabalhista também engloba a prática de gerir equipes, podendo assim delegar um colaborador que possui perfil de liderança o poder de mediar conflitos, incentivar demais membros de equipe e etc.

Aproveite para ler: Principais erros cometidos na gestão empresarial: Como evitar?

 

Como a gestão trabalhista reflete nos projetos de construção civil

A gestão trabalhista tem como principal finalidade governar e organizar a execução de tarefas.

Sendo assim, ela orienta como um empreendedor deve montar uma equipe de sucesso para a construção civil.

Ou seja, o seu emprego garante a execução de trabalho de acordo com o proposto no planejando de obras.

Diante disso, podemos afirmar que a prática da gestão trabalhista na construção civil contribui para que a qualidade do gerenciamento de projetos no canteiro de obras.

Isso por que ela permite o desenvolvimento e capacitação de cada colaborador, quesitos estes fundamentais para montar uma equipe de sucesso para a construção civil.

 

Quais os benefícios de um processo bem estruturado?

De acordo com o que já apresentamos, a gestão trabalhista proporciona diversos benefícios importantes na hora de montar uma equipe de sucesso para a construção civil.

Acompanhe a seguir quais são:

  • Otimização da gestão;

  • Aumento da satisfação da equipe;

  • Ganho de produtividade na obra;

  • Melhor aproveitamento de recursos;

  • Minimização de acidentes;

  • Redução de custos;

  • Dentre outros.

Leia mais: Gestão de compras na construção civil: como torná-la estratégica?

 

Como realizar uma boa gestão trabalhista na construção civil?

Hoje, diversos procedimentos podem ser associados à gestão trabalhista, dentre eles a capacidade de montar uma equipe de sucesso para a construção civil.  Confira a seguir:

 

Delegar funções e tarefas

É fundamental, durante o processo seletivo de novos colaboradores, identificar quais estão aptos para determinadas funções e quais não.

Sendo assim, busque delegar funções de acordo com profissionalização e aptidão, aumentando as chances de ter mais sucesso nos canteiros de obras.

Além disso, é essencial deixar claro para toda a equipe como funciona a distribuição de tarefas, evitando assim a execução simultânea e até mesmo o atraso na entrega.

 

Estimular o trabalho em equipe

Para obter uma gestão estratégica com resultados satisfatórios, será preciso adotar ações que estimulem a união e integração entre os colaboradores.

Diante disso, é fundamental estimular o trabalho em equipe nos canteiros de obras. Isso pode ser feito por meio de dinâmicas em grupo, uma vez que elas são ferramentas potentes para a troca de ideias e também para a interação social.

Aprenda lendo: Auxílio Doença: Trabalhador que recebe alta do INSS pode ser demitido?

 

Ofereça infraestrutura adequada

Outro fator importante, no qual a gestão trabalhista contribui, é a atenção com as condições de trabalho ofertadas.

Visto que as más condições de trabalhos influenciam na motivação dos colaboradores, o que aumenta assim a taxa de ineficiência e rotatividade de empregos.

Logo, é preciso ressaltar na qualidade das ferramentas utilizadas, bem como na disponibilização do Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para toda a equipe.

Além disso, também é preciso estar atento às medidas de segurança do trabalho, dentro e fora dos canteiros de obras.

Sendo assim, podemos afirmar a importância da realização de uma boa gestão trabalhista na construção civil. Isso por que ela pode impactar diretamente no desenvolvimento profissional de cada colaborador, bem como no crescimento de uma empresa.

Gostou de nosso conteúdo? Acompanhe a gente em nossas redes sociais e também em nosso blog, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com os nossos leitores.