Estruturação de Plano de Negócios: Como gerir o crescimento da empresa

27/11/2020

Tirar o sonho de empreender do papel nem sempre é uma tarefa simples. Isso porque é preciso se preparar para o mundo dos negócios.

Pensando nisso, é preciso se preparar e elaborar um plano de negócios, onde deve estar descrito todos os seus objetivos e metas a serem alcançadas. Faro que acaba contribuindo para a redução de incertezas e riscos.

Deseja entender como gerir o crescimento de sua empresa de forma saudável e estruturada? Leia nosso artigo e entenda como criar um plano de negócios.

Acompanhe conosco e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

 

O que é o planejamento de negócios?

Basicamente, o plano de negócios é o documento descritivo com metas e objetivos de um modelo de negócio.

Por meio desta ferramenta, o empreendedor poderá prever todas as ações indispensáveis para o cumprimento do que havia sido definido.

Podemos perceber como uma de suas principais vantagens, a diminuição de incertezas e estratégias tomadas de forma indevida. Isso porque, a elaboração de um plano de negócios fornece mecanismos que ajudam na orientação das tomadas de decisões.

Portanto, a elaboração do plano de negócios contribui para que um empresário tenha conhecimento da viabilidade de seu negócio antes de iniciá-lo.

 

Qual a importância de um planejamento de negócio?

A elaboração do plano de negócio é uma etapa obrigatória, que todo empreendedor deve cumprir antes de começar o seu negócio.

Isso porque ele servirá como guia que orientará o empreendedor, assim como à sua equipe.

Por meio dele, poderá ser definido objetos como: missão, visão, valores, metas e estratégias. Tendo em mente que, ao iniciar sua atividade empresarial, será preciso buscar recursos no mercado, podendo assim obter capital por conta própria ou por meio de terceiros.

Além disso, o plano de negócio pode ajudar a confirmar se a sua ideia de negócio é inovadora e promissora.

Leia mais em: Plano de ação para empresas: o que é e como desenvolver?

 

Passo 1: Análise de mercado

A análise de mercado é uma das etapas mais importantes na elaboração de um plano de negócios.

Isso porque é preciso identificar qual o perfil de seus clientes, quem são seus concorrentes no mercado e quais serão os seus fornecedores.

Logo, identificar o público-alvo de uma empresa é uma tarefa fundamental para qualquer empreendedor.

Deste modo, é preciso buscar dados detalhados sobre o perfil de seu cliente, como ele se comporta, dores, necessidades, predileções e etc.

Aprenda mais lendo: Inteligência tributária: como melhorar a gestão tributária

 

Passo 2: Qualidade e custo-benefício

Agora que o profissional já identificou o seu público-alvo, se torna importante compreender o posicionamento de seu produto ou serviço no mercado.

Sendo assim, busque descrevê-lo com o máximo de dados específicos possíveis. Assim, será possível o incorporar um plano de marketing ao seu plano de negócio.

 

Passo 3: Plano Operacional Financeiro

Após a conclusão e amadurecimento de cada uma das etapas anteriores, chegou o momento de aprender como executá-la. Deste modo, chegamos no momento da elaboração dos planos operacionais e financeiros.

O plano operacional irá descrever como uma empresa será estruturada, ou seja, a sua localização, instalações físicas e equipamentos. Ainda nesta etapa, o empreendedor precisará fazer a projeção de sua produtividade e lucro.

Enquanto isso, o plano financeiro contribuirá para que o empreendedor possa ter uma noção maior do quanto deve ser investido, para que a estruturação de sua empresa possa ser concretizada.

Sendo assim, este documento deve conter todas as estimativas de custos iniciais, despesas, capital de giro, fluxo de caixa e margem de lucro.

Agora que já conhece o que é e quais são os passos principais para a elaboração do plano de negócios, chegou o momento de contar com apoio especializado e empreender de forma estruturada.

Por fim, esperamos que o leitor tenha gostado deste artigo. Possui dúvidas sobre como abrir uma empresa?

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas. Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Aprenda mais em: Como conseguir crédito para pequena empresa com as melhores condições.