Como conseguir crédito para pequena empresa com as melhores condições

28/10/2020

As linhas de créditos para micro e pequenas empresas têm ajudado os empresários a superarem período de crise, como o que vivenciamos neste momento.

Pensando em como poderíamos ajudar nossos leitores a compreenderem melhor todo este ambiente de empréstimos, financiamentos e investimentos, preparamos este conteúdo.

Confira a seguir todas as nossas dicas a seguir e aprenda como conseguir crédito para pequenas empresas com as melhores condições de mercado. Vamos lá?

 

Crédito para pequena empresa é essencial: entenda

Conseguir crédito para uma pequena empresa, em meio a uma crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, tem ajudado os empresários a superarem este período. Fato que garante a sobrevivência de seu negócio no mercado pós-crise.

Diante de um momento de incertezas, como o que estamos enfrentando, a prioridade dos micro e pequenos empreendedores deve ser sempre preservar o seu caixa e a liquidez de seu empreendimento.

Por este motivo, o foco principal deve ser sempre a sua sobrevivência. Sendo assim, as modalidades de crédito e investimentos são essenciais para que um empresário possa manter suas operações ativas durante uma crise.

Diante disso, se você leitor faz parte do grupo de empresas que apresentaram queda de faturamento durante a pandemia, este recurso pode ser fundamental para a superação de tal fase crítica.

 

Crédito para pequena empresa: empréstimo, financiamento ou investimento

Para que o leitor possa entender como funciona o crédito para pequenas empresas, antes será preciso compreender as diferenças entre:

  • Empréstimo;

  • Financiamentos;

  • Investimentos.

Confira a seguir cada um dos conceitos:

 

Empréstimo

O empréstimo é considerado como uma das modalidades de crédito mais procuradas pelas empresas brasileiras e concedidas pelas instituições financeiras.

Deste modo, são suas características:

  • O dinheiro concedido pode ser utilizado livremente pelo seu contratante;

  • Pode ser concedido sem que o uso de bens como garantia;

  • É feito um acordo entre as partes interessadas por meio de uma única guia de segurança;

  • A cobrança de juros é uma das mais altas devido ao seu alto risco de inadimplência.

Confira mais em: Maneiras de manter sua empresa saudável no mercado

 

Financiamento

Uma segunda opção de crédito para pequenas empresas, que o empreendedor poderá contar, é com o financiamento. Contudo, esta é uma análise mais rigorosa, resultando em um processo mais burocrático.

Logo, são suas principais características:

  • Necessário prestar contas ao banco sobre como o dinheiro será utilizado;

  • O bem adquirido será alienado como garantia;

  • Possuem prazos mais longos e juros mais baixos.

 

Investimento

Como última de nossas opções apresentadas neste artigo, o investimento tem como principal objetivo a captação de recursos para a manutenção das operações de uma pequena empresa.

Neste caso, o empreendedor precisará ter o apoio de um investidor, que possa se responsabilizar pelo dia a dia de sua empresa. Além de realizar consultorias e acompanhar métricas.

Deste modo, quando um sócio possui propósitos alinhados com de uma empresa, a sua contribuição pode ser de grande valor para o seu crescimento e desenvolvimento no mercado.

Leia também: Plano de ação para empresas: o que é e como desenvolver?

 

Como escolher crédito para pequena empresa?

A escolha de crédito para pequena empresa irá depender bastante do modelo de negócio e do estágio no qual ele se encontra.

Isso porque, quando o assunto é uma startup, ainda em desenvolvimento e sem faturamento, será extremamente difícil para um empreendedor conseguir financiamento com as grandes instituições financeiras.

Sendo assim, contar com apoio de um profissional especializado que possua conhecimento de mercado e possa ampliar o acesso a produtos bancários como as linhas de créditos é fundamental.

Portanto, é importante ter em mente que para conseguir créditos ou investimentos, é necessário uma profunda análise financeira e de trajetória de sua empresa.

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo e que possamos ter ajudado a sua empresa a buscar crédito para sua pequena empresa de forma mais segura, mesmo em um momento tão difícil.

Se você gostou do artigo, fique ligado no conteúdo: Passivos Trabalhistas: Veja como prevenir e detectar riscos.