6 passos para fazer o planejamento financeiro para empresas do Agronegócio

09/02/2021

Atualmente, você tem o controle financeiro de sua empresa? Sabe quando está obtendo lucro ou prejuízo com suas operações?

Neste contexto, é comum encontrarmos produtores rurais que ainda não possuem uma administração financeira eficiente para com sua propriedade.

Mas nós, da Adcal Assessoria Contábil, temos as respostas para que seu negócio agrícola possa se desenvolver de maneira saudável e com sucesso.

Pensando em como poderíamos ajudar o leitor, preparamos este conteúdo com os seis passos para a elaboração de um planejamento financeiro para empresas do agronegócio.

 

Planejamento financeiro na sua empresa agrícola

Certamente, o empreendedor já ouviu a seguinte frase: “o sucesso de um negócio começa com um bom planejamento”. Em uma empresa do segmento rural, isso não é diferente.

Nos últimos, anos com o avanço da tecnologia, aumento do número de atividade e problemas com pragas nas lavouras, se fez importante contar com o apoio de um bom planejamento financeiro.

Na prática, o planejamento agrícola é compreendido como o ato de se programar pensando no objetivo agrícola de cada produtor rural.

Sendo assim, para obter lucro, é preciso tomar decisões de maneira assertiva, logo, contar com a orientação do planejamento financeiro faz com que trilhe um caminho de sucesso dentro do agronegócio.

A sua elaboração é importante, uma vez que possibilita que uma empresa rural não tenha um custo maior que a sua renda.

Dessa forma, mesmo que sua empresa rural seja pequena, é de fundamental importância contar com apoio de profissionais especialistas para a elaboração de um planejamento financeiro para empresas do agronegócio.

 

Passo 1: Realize o diagnóstico financeiro da empresa

No primeiro passo, é preciso compreender a situação atual da empresa, ou seja, realizar um diagnóstico de todas as operações de seu negócio.

Sendo assim, busque analisar todos os dados de safras anteriores, assim como os gastos da fazenda, o retorno da produção agrícola, o custo de produção, dentre outros aspectos.

Dessa forma, procure reunir o máximo de informações que possam ser importantes para a elaboração de seu planejamento financeiro. E atenção, não deixe de registar nada!

 

Passo 2: Registre todas as informações para realizar o planejamento financeiro

Faça anotações de todas as informações da parte financeira de sua fazenda. Isso porque, será preciso fazer o registro de todos os seus gastos, ganhos e também do quanto pretende gastar.

Além disso, outro ponto a ser considerado é o planejamento financeiro para empresas do agronegócio, as informações sobre o mercado devem ser consideradas.

Por exemplo, se você é produtor de soja, busque verificar qual a tendência de preço do grão, praticada e o melhor momento de colheita.

Leia mais sobre: Estruturação de Plano de Negócios: Como gerir o crescimento da empresa

 

Passo 3: Verifique o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a principal ferramenta utilizada no registro de todas as contas de uma empresa rural. Mas como ela pode auxiliar no planejamento financeiro para empresas do agronegócio?

O controle do fluxo de caixa de safras já vendidas pode auxiliar o empresário a planejar o financeiro de sua empresa.

Por conseguinte, o empresário também poderá planejar as contas de sua empresa, conforme o valor de caixa, auxiliando no acompanhamento do planejamento financeiro para empresas do agronegócio.

 

Passo 4: Confira seu estoque

Ter um estoque organizado contribui muito na elaboração de um planejamento financeiro.

Isso porque, quando você sabe o que tem no estoque e o que precisa ser comprado, isso facilitará muito na elaboração de seu planejamento.

Desta forma, é importante ter um estoque conferido, compreendendo assim qual a quantidade de cada produto, assim como os custos de cada unidade.

 

Passo 5: Registre e controle o planejamento financeiro

Ao longo do desenvolvimento de sua atividade rural, o empreendedor deve se ater à aplicação do planejamento financeiro para empresas do agronegócio.

Assim, é preciso fazer o registro de informações que podem ser melhoradas tanto no planejamento como também nas operações de sua atividade.

Além disso, por meio de seu registro, é possível acompanhar os resultados alcançados.

Aprenda lendo: Plano de ação para empresas: o que é e como desenvolver?

 

Passo 6: Use um software de gestão agrícola

Ao longo dos anos, as planilhas de Excel foram verdadeiras aliadas dos mais diversos empresários. E ainda são excelentes ferramentas.

Mas hoje, é possível contar com um aliado a mais, os softwares de gestão agrícola. Por meio do uso desses sistemas, é possível centralizar todos os seus dados, tornando mais fácil fazer a análise de seu cenário econômico.

Suas informações poderão ficar armazenadas em nuvem, o que possibilitará acesso remoto de qualquer lugar, garantindo assim mais segurança para seu negócio.

Portanto, o planejamento financeiro é indispensável para uma boa gestão da empresa rural.

Esperamos que o leitor tenha gostado deste artigo. Possui dúvidas sobre como gerir de forma eficiente sua empresa? Atuamos em diversos setores empresariais para melhoria da gestão empresarial. Confira nossos serviços.

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas. Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.