Passos para organizar as finanças do Agronegócio

31/03/2020

É muito comum ver empreendedores falando que imaginavam estar tendo lucro, quando o seu negócio, na verdade, estava fechando mensalmente no vermelho. Contudo, é fundamental se atentar para organizar as finanças de um agronegócio.

Geralmente, identificar qual está sendo o erro cometido não é uma atividade simples. Mas não precisa se desesperar. Uma contabilidade especializada na atividade rural poderá ajudar o empreendedor a corrigir tais falhas.

Quer aprender como organizar as finanças de seu agronegócio? Leia nosso artigo!

Mapeie quais são os seus gastos fixos e suas dívidas

O primeiro passo que o empreendedor deverá tomar para organizar as finanças de seu agronegócio será identificar quais são os gastos fixos, bem como as suas dívidas.

Entretanto, por que mapear e identificar isso? Esta ação é extremamente necessária, pois permite compreender uma visão completa do cenário econômico do negócio.

Além disso, possibilita calcular de forma correta o valor de renda líquida disponível em seu caixa ao longo do mês.

Crie um orçamento

Se o empreendedor realizar uma consulta de suas atividades anteriores, ele conseguirá levantar diversas informações importantes sobre o cenário de seu agronegócio.

Desta forma, será possível a criação de novos orçamentos com base nos dados que você obteve, orientando assim um padrão de consumo, incluindo principalmente todos os custos fixos e variáveis de sua operação.

Sendo assim, com a posse destes dados, é possível dar início à análise do que pode ser modificado em seus processos de compra e venda, como por exemplo, estudar a forma de reduzir custos variáveis envolvidos na compra de matérias primas.

Além disso, também é possível criar metas na criação de um orçamento. Desta forma, é possível estipular os gastos mensais de cada categoria como alimentação, compras e lazer, por exemplo.

A criação destas metas pode auxiliar o empreendedor a organizar as finanças de seu agronegócio.

Tenha uma reserva de emergência

O cenário econômico atual vive momentos de grande instabilidade financeira e, por isso, para que momentos de imprevistos não afetem o seu empreendimento, é necessário contar com um bom planejamento financeiro.

Imprevistos podem acontecer em qualquer tipo de empresa e a melhor forma de não sofrer prejuízos em suas finanças é ter uma reserva de emergência.

Desta forma, o mais indicado é que todo mês você possa juntar um pouco de seu faturamento e destiná-lo a um fundo de reserva.

Com isso, o valor ficará armazenado a fim de ser utilizado somente para cobrir um gasto urgente e demais situações de instabilidade financeira que possam acometer o seu agronegócio.

Crie um plano de contas

Em muitas das vezes, a definição de um plano de contas se confunde com o plano de contabilidade.

Contudo, é preciso entender que o plano de contas é um documento detalhado dos dados, criado de forma padronizada, que permite a gestão de custos de sua produção e o valor dos insumos.

Além disso, por meio dele, o empreendedor poderá verificar a viabilidade financeira de sua empresa e organizar as finanças de seu agronegócio.

Uma ajuda é sempre bem-vinda para organizar as finanças de seu agronegócio

Na hora de organizar as finanças de seu agronegócio, contar com ajuda de um profissional experiente é sempre bem-vindo.

Principalmente, se tal ajuda for dada por um contador especializado em seu setor.

Além disso, nunca tente fazer nada sozinho. Fazer o cálculo correto de cada imposto, custos e despesas pode ser uma tarefa bastante complicada para quem não possui conhecimentos específicos. Porém, com a ajuda certa, o empreendedor pode obter excelentes resultados.

Além disso, o empresário de um agronegócio também conta com o apoio de um software de gestão agrícola, o ajudando a ter um maior controle em sua gestão.

Por meio dos serviços de uma contabilidade, é possível controlar todo o patrimônio de forma precisa como também acompanhar o desempenho econômico da empresa.

Como você organiza as finanças de seu agronegócio? Fique à vontade para compartilhar conosco, em nosso campo de comentários, todas as suas dicas ou dúvidas.

Precisou de um contador? Entre em contato agora mesmo com um de nossos profissionais.

Realizamos classificações contábeis em conformidade com as normas e princípios vigentes, demonstrações contábeis, declarações de competência federal, estadual e municipais. Atuamos em diversos setores empresariais para melhoria da gestão empresarial.

Elaboramos a análise das demonstrações contábeis, com base nas exigências nacionais e internacionais, tais como balancetes mensais, encerramento do exercício, demonstração do resultado do exercício, balanço patrimonial, demonstração do fluxo de caixa.

Banner Adcal

Gostou de nosso conteúdo? Acesse nosso blog e leia também: CNPJ Inapto: Conheça os riscos para as empresas