Transformação digital: Como aplicar na agricultura

29/06/2020

A transformação digital vem impactando diretamente todo o setor de agricultura e, consequentemente, todos os empreendedores deste ramo vem colhendo seus bons frutos.

Diante disso, o setor de agricultura vem se tornando um dos mais promissores do Brasil, capaz de representar cerca de 21,4% de todo o PIB Brasileiro.

Assim, é possível perceber que todo o agronegócio está passando por profundas transformações nos últimos anos, tudo isso graças ao rápido avanço da tecnologia.

Confira a seguir como a transformação digital tem sido aplicado na agricultura. Vamos lá?

 

Papel da transformação digital na gestão do agronegócio

Atualmente, dentre todas as ações de transformação digital relacionadas ao agronegócio, a que mais se destaca tem sido a agricultura 4.0.

Dessa maneira, bastante conhecida como agricultura digital, a agricultura 4.0 tem como base a adoção de ferramentas tecnológicas de ponta, utilizada na automatização de processos e também nas análises de dados, relacionadas na produção agrícola.

Diante disso, as técnicas, quando utilizadas em conjunto, podem resultar no alcance de melhores resultados, como citaremos a seguir:

  • Melhora na produtividade agrícola;

  •  Ganho de eficiência na utilização de insumos;

  • Redução de custos;

  • Aumento da segurança dos trabalhadores;

  • Ajuda a diminuir os impactos ambientais causados devido a atividade agrícola.

Aproveite para ler: Tributação no agronegócio – Entenda quais são e como funciona

 

Como gerir muitas variáveis do agronegócio?

Hoje, apesar de ser um dos principais objetivos da adoção da transformação digital no agronegócio, o aumento de produtividade não pode ser visto apenas como fator de melhoria para o futuro, uma vez que inúmeras variáveis podem influenciar todo o setor.

Sendo assim, como todas as novidades provenientes da transformação digital na agricultura, a apuração de dados mais confiáveis tem sido uma de suas grandes vantagens. Isto porque ela permite cuidar de cada questão relacionada à produção da maneira mais eficiente e assertiva.

Desse modo, para que o movimento de transformação digital na agricultura brasileira continue prosperando e promovendo bons resultados para a economia bem como os impactando positivamente os seus empreendedores.

É fundamental que tanto o setor quanto as pessoas estejam preparados para adotar as tendências tecnológicas. A fim de, assim, conseguir alcançar objetivos desejados no mercado.

De acordo com os dados compartilhados pelos pesquisadores no relatório da International Data Corporation (IDC), existem quatro pontos essenciais na transformação digital na agricultura que precisamos refletir: Veja a seguir quais são eles:

  • Mobilidade;

  • Inteligência;

  • Conectividade e integração;

  • Velocidade e produtividade;

 

Ecossistemas inovativos no agronegócio: AgTechs e conexões de sucesso

Diante de tudo isso que estamos falando, a agricultura brasileira tem mostrado ao mundo como é possível explorar de forma sustentável os recursos naturais.

Dessa forma, o nosso país tem apresentado avanços significativos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) e também CT&I (ciência, tecnologia e inovação). Cujo as pesquisas apresentam foco na área de Ciências Agrárias.

Tendo como resultado direto a sua contribuição para a tropicalização da agropecuária, o que coloca o Brasil no circuito do agronegócio mundial.

 Conforme dados do Atlas da Agropecuária Brasileira, o nosso país está entre os mais produtivos e também como uma dos menos emite gases de efeito estufa.

Já a transformação digital na agropecuária brasileira permitiu melhoria tanto no aumento de produtividade como também vem conquistando patamares importantes dentro dos indicadores de sustentabilidade e eficiência.

Portanto, diante dos inúmeros benefícios apresentados pela transformação digital na agricultura, nosso ecossistema de inovação agrícola tem ganhado cada dia mais força. Principalmente após o surgimento das novas Startups Agtech (empresas que possuem foco em solucionar desafios das Ciências Agrárias).

Por fim, podemos afirmar que a transformação digital na agricultura não é mais uma simples tendência, mas sim uma realidade de avanço importante, para toda a economia do país.

Gostou de nosso conteúdo ou possui dúvidas? Deixe um comentário em nosso campo, logo abaixo.

Caso queira saber mais, conheça nosso site. A ADCAL tem como missão a busca do equilíbrio nas relações humanas, por meio das soluções empresariais, proporcionando a melhoria e o avanço da contabilidade e maximizando os retornos empresariais para os seus titulares.

Aproveite para ler mais artigos como este em nosso blog e aprenda também: Passos para organizar as finanças do Agronegócio.