Sistemas de Gestão para Clínicas Médicas: Entenda o que são e como escolher

05/02/2020

Embora todo médico compartilhe a responsabilidade primária de fornecer o melhor atendimento possível a seus pacientes, os médicos de consultório particular têm o desafio adicional de administrar um negócio.

O gerenciamento de um consultório particular pode ser caro e desgastante, e é por isso que os médicos escolhem cuidadosamente sua equipe de suporte – eles querem garantir que a clínica seja preenchida por uma equipe que possa lidar com os encargos administrativos e se concentrar no atendimento ao paciente.

Depois que um médico contrata o melhor pessoal para sua clínica, o próximo passo para garantir que a clínica seja conduzida da maneira mais eficiente possível é adotar um sistema de gestão de clínicas médicas . Esse sistema é um tipo de software de saúde que gerencia as operações diárias de uma clínica, como agendamento de consultas, cobrança e outras tarefas administrativas.

Benefícios de utilizar um sistema de gestão em sua clínica médica

Melhoria do relacionamento com o cliente

Através do sistema de gestão é possível construir um bom relacionamento com o cliente.

Uma vez que estes sistemas reúnem todas as informações pessoais e especificidades clínicas de cada paciente, permitindo que os profissionais de medicina possam oferecer um atendimento personalizado e direcionado para cada necessidade.

 Leia também o artigo Auxílio Doença: Trabalhador que recebe alta do INSS pode ser demitido?

Otimização do administrativo da clínica médica

Para oferecer ótimos serviços para seu público, a clínica médica precisa entregar um bom atendimento, confiabilidade nas consultas e processos.

A automatização dos procedimentos administrativos se torna possível pelos sistemas de gestão e possibilita a diminuição de gastos na clínica médica, permanecendo com o total controle sobre as finanças, o fluxo de caixa e a conferência das condições financeiras da clínica.

Maior proximidade e segurança para o paciente

Os sistemas de gestão para clínicas médicas possibilitam controlar o histórico de cada paciente de maneira completa, fazendo um prontuário eletrônico que permitirá ter uma melhor disposição e administração dos dados, possibilitando uma maior agilidade no atendimento.

Utilizando os sistemas de gestão, o médico terá o acesso as informações sobre o paciente de maneira rápida e segura, permitindo uma consulta mais eficiente.

Criação de uma estratégia organizacional

A tecnologia é uma ferramenta primordial para o planejamento, o desenvolvimento e adoção de estratégias que entregue vantagens competitivas, não somente relacionados à concorrência, mas também com a oferta de serviços de uma melhor maneira, inseridos nas necessidades dos pacientes.

Maior controle financeiro

Um ótimo dispositivo digital pode auxiliar a realizar e a manter um fluxo de caixa em uma clínica ou em um consultório, promovendo a entrada e a saída de capital. Isso ajuda a prever o crescimento da clínica.

Desta maneira, é possível verificar e saber quais os setores que estão demandando mais capital e aquelas em que os gastos podem diminuir, aumentando a competência no uso dos recursos financeiros.

Como escolher o melhor sistema de gestão para sua clínica médica?

Conheça alguns componentes essenciais de um sistema de gestão, que podem melhorar o desempenho da gestão da sua clínica.

Agendamento de consultas

Os sistema de gestão de clínicas médicas permitem que médicos e funcionários do escritório reservem e confirmem compromissos rapidamente e gerenciar agendas em vários fornecedores, locais e dias da semana. Muitos sistemas também permitem que os pacientes marquem suas próprias consultas on-line.

Um dos maiores obstáculos enfrentados pela equipe da clínica quando se trata de agendamento é a necessidade de garantir simultaneamente que o tempo de cada médico seja alocado adequadamente para as visitas dos pacientes, bem como para chamadas em conferência e outras reuniões diversas.

Além disso, a maioria dos sistemas pode enviar lembretes de compromissos por texto ou e-mail para os pacientes, ajudando a reduzir a não comparência.

Organização de dados do paciente

Um sistema de gestão de clínicas médicas permite que médicos e sua equipe entrem e acessem rapidamente não apenas informações básicas do paciente (por exemplo, nome, endereço, número de telefone, data de nascimento, empregador e prestador de seguros), mas também dados clínicos abrangentes, como histórico médico, medicamentos e razões para visitas anteriores.

Os sistemas de gerenciamento de clínica médica também podem verificar automaticamente a cobertura de seguro de um paciente antes da sua visita.

Processamento de cobrança e reclamações

Os sistemas de gestão de clínica médica preparam extratos de cobrança e geram reivindicações eletrônicas com base nos encontros com os pacientes. O sistema verifica as faturas e reivindicações para garantir que elas não apenas sigam os regulamentos dos pagadores, mas também incluem códigos de diagnóstico corretos. Se o sistema identificar um erro ou informações conflitantes que possam atrasar o pagamento, os funcionários receberão uma notificação para que o problema possa ser resolvido. Eles também serão alertados se as reivindicações ou pagamentos de pacientes estiverem vencidos.

Se o sistema de gerenciamento de clínicas médicas for baseado na nuvem, novos códigos e regras de cobrança e procedimentos serão atualizados automaticamente, garantindo que a clínica nunca use códigos desatualizados.

Possibilidade de comunicação com o público

Para garantir que a clínica funcione da maneira mais eficiente possível, os médicos e sua equipe precisam ter acesso a informações detalhadas sobre o desempenho na prática.

Os sistemas de gestão de clínicas médicas fornecem dados abrangentes sobre muitos aspectos da clínica, como

  • Quantas vezes um paciente não comparece à consulta

  • Quanto tempo os funcionários gastam em tarefas

  • Com que rapidez os pagadores reembolsam as reivindicações

  • Como a clínica está se saindo em relação aos objetivos de Uso significativo

  • Há quanto tempo uma reivindicação está em contas a receber

Com essas informações, os médicos e sua equipe podem identificar oportunidades de melhoria, reduzir gastos desnecessários e aumentar a produtividade geral da clínica.

Colocando em prática essas dicas, sua clínica pode obter mais notoriedade, com um sistema de gestão de qualidade e confiança, que compreenda e atenda às suas necessidades.

Caso queira saber mais, conheça nosso site. A ADCAL tem como missão a busca do equilíbrio nas relações humanas por meio das soluções empresariais, proporcionando a melhoria e o avanço da contabilidade e maximizando os retornos empresariais para os seus titulares.

Produzimos conteúdo também para nosso blog, com temas da área de contabilidade.

Nos acompanhe também por nossas redes sociais para conhecer melhor nosso trabalho.