Por que as empresas precisam de contabilidade?

10/02/2020

Muitos empreendedores se perguntam se realmente é necessário contratar uma contabilidade. Isso porque não entendem a real importância da contabilidade no cotidiano de uma empresa.

Ela pode ser uma ótima ferramenta de gestão para auxiliar o crescimento dos seus negócios.

A fim de que você compreenda melhor sobre a contabilidade e sua relevância para as empresas, confira o conteúdo abaixo. Faça sua leitura.

O que é contabilidade?

Muitas pessoas usam o senso comum para definir que a contabilidade é apenas uma empresa que calcula contas para o Imposto de Renda. Entretanto, de acordo com o próprio dicionário, a contabilidade é uma ciência social que tem como meta estudar as variações que ocorrem no patrimônio dos negócios.

Por meio desse estudo, é entregue o máximo de dados úteis para as tomadas de decisões, conferindo, registrando e controlando os bens.

Entenda qual é a finalidade da contabilidade

A finalidade de uma contabilidade é catalogar as ocorrências e previsões para que forneça dados ao empreendedor, a fim de que ele certifique que sua empresa está atuando dentro dos planos e políticas estabelecidas e planeje qual curso tomar com o intuito de atingir o objetivo mais rápido e de forma eficaz.

É preciso ter a contabilidade em toda empresa, seja qual for seu porte e regime de tributação.

Saiba em quais áreas é preciso contar com uma contabilidade

A contabilidade possui o objetivo de gerar dados para empresas, governo, investidores e sociedade. Assim, ela observa e analisa as ocorrências, além de possibilitar realizar previsões.

Além dos trabalhos já citados que uma contabilidade realiza, há muito mais em que ela pode contribuir, como, por exemplo, legalização de empresas, departamentos pessoal e fiscal e contabilidade consultiva.

Conheça mais sobre os principais setores de atuação da contabilidade:

Legalização

O trabalho da contabilidade no ramo de legalização envolve todos os serviços de abertura, alterações e fechamento de empresas, alinhando quais as atividades serão desenvolvidas e quais os documentos e licenças necessárias para o início da operação.

Fiscal

O setor fiscal do trabalho de uma contabilidade lida com todo o lado tributário, ajudando na escrituração das notas e dos livros fiscais, apuração dos impostos, criação e envio de várias obrigações acessórias requeridas pelo governo e possibilitando dar assessorias na interpretação da legislação fiscal.

Pessoal

O trabalho da contabilidade para a área pessoal trata sobre todas as questões de relação de trabalho com o empregador e os colaboradores, estando presente nos processos de admissão, cálculo de folha mensal e de férias, 13º salário, benefício, entre outras coisas.

Contabilidade consultiva

O trabalho da contabilidade nessa área gera indicadores de desempenho e controles que apontam como está a saúde financeira. Também é possível trabalhar na adequação de custos e despesas fixas, gestão de estoques e no ciclo financeiro.

Compreenda os benefícios de ter uma contabilidade

De acordo com o Sebrae, foi feita uma pesquisa que indicou o fechamento de 45% de microempresas no Brasil, com apenas 4 anos de existência. Os motivos apresentados foram os custos com impostos e despesas, capital de giro insuficiente, falta de linha de crédito, problemas financeiros, problemas administrativos e contábeis e dificuldades na gestão.

Com base nesses motivos apresentados, podemos apontar a importância da contabilidade sempre ativa, por meio dos dados gerados por ela e do planejamento correto. Assim, os motivos relatados podem ser acompanhados de maneira preventiva ou sanada.

O principal benefício de ter como parceiro uma contabilidade, além de alinhar as obrigações com o governo em dia, é ter seu uso estratégico como ferramenta de gestão, usando os dados para colocar em prática seu planejamento e acompanhar o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Além disso, contar com um profissional contábil diminui os possíveis erros que podem ocorrer. Isso possibilita a redução de processos viciosos, erros tributários e a falta de documentação adequada. Os serviços de contabilidade é um ponto essencial de qualquer empresa.

Desta forma, conte com uma contabilidade de qualidade, conte com a Adcal Assessoria Contábil. Temos tem como missão a busca do equilíbrio nas relações humanas por meio das soluções empresariais, proporcionando a melhoria e o avanço da contabilidade e maximizando os retornos empresariais para os seus titulares. Trabalhamos com a área de consultoria, contábil, fiscal, pessoal, societário.

Gostou do conteúdo? Confira muito mais em nosso blog. Entre em contato conosco para contar com uma contabilidade de qualidade.

Leia também Simples Nacional para Advogados