Inventário Patrimonial – pequenas e médias empresas

12/07/2018
POR: Contábeis 

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A importância do Controle Patrimonial vem aumentando nos últimos anos, diante da representatividade monetária que o Ativo Imobilizado no Balanço Patrimonial.

Tempos atrás mesmo em grandes empresas era comum, certo “desleixo” na Gestão Patrimonial, entretanto, diante das alterações na Legislação Contábil com base na lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s essa realidade mudou.

A realização de Inventário Patrimonial, passou a fazer parte da rotina de varias empresas, porém, não cabe manter uma equipe especializada nesse serviço a disposição dentro da empresa (Custo Fixo), a prática demonstra que é viável contratar empresas especialistas em Gestão Patrimonial.

Empresas de Gestão Patrimonial, tem toda a expertise para atender as necessidades dos clientes, geralmente focadas nos temas abaixo:

  • Inventário Patrimonial (relatório detalhado, fotos, centro de custos, etc)
  • Avaliação Patrimonial (Valor Residual, Valor Justo, Vida Econômica, etc)
  • Teste de Impairment
  • Confecção de placas de identificação
  • Entre outras

A apresentação do Balanço Patrimonial sem notas explicativas que tratam o grupo Permanente, mais especificamente o Ativo Imobilizado, onde informações relevantes são relatadas, principalmente no que diz respeito aos valares de depreciação inseridas no resultado e também aos valores acumulados registrados no Ativo Imobilizado acabam por reduzir a credibilidade do demonstrativo.

Empresas de grande porte ou mesmo multinacionais, realizam anualmente a revisão dos valores dos principais itens de seu patrimônio, aplicando a técnica (ABC); entendemos que a cada 02 anos a revisão e uma auditoria para validar se os procedimentos implementados estão atendendo as necessidades da empresa ou se estão sendo corretamente utilizados.

A Validação do Controle Patrimonial, por meio de checagem física e verificação dos relatórios internos (Sistema de Controle Patrimonial) garantem a Gestão Empresarial que o Ativo Imobilizado não é mais “uma caixa preta” como era tratado anos atrás.

Vale pensar!!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.