Controle de estoque para pequenas empresas: Saiba a Importância

06/01/2021

Para muitos novos empresários, o controle de estoque está relacionado apenas ao controle de entradas e saídas de produtos. No entanto, isso não é verdade. A gestão de estoque ocupa um lugar mais estratégico dentro das empresas.

Isso porque, ela compõe o que conhecemos como capital de giro. Ou seja, qual a quantidade mínima que seu estoque deve apresentar, para se manter de forma segura no mercado.

Deseja compreender como deve ser feito o controle de estoque para pequenas empresas? Leia nosso conteúdo e saiba a sua importância. Acompanhe!

 

Para que serve o controle de estoque?

A gestão de estoque vai além de manter um espaço físico organizado. Isso porque, o controle de estoque permite que o empreendedor possa otimizar as tarefas de toda a estrutura da sua empresa.

Desta forma, a sua gestão pode promover inúmeras vantagens e benefícios, uma vez que o controle de estoque permite uma gestão de ativos. Sendo esta uma estratégia importante para a gestão de ativos e operações de negócios.

Diante disso, o controle de estoque para pequenas empresas auxilia também:

  • Maior economia de gastos desnecessários;

  • Melhoria no setor de vendas;

  • Vantagens no controle de estoque;

  • Dentre outros.

Aproveite para ler: Estruturação de Plano de Negócios: Como gerir o crescimento da empresa

 

Como fazer o controle de estoque?

Quando o setor de compras ou administrativo fazem pedidos de compras a um fornecedor, é de fundamental importância que o setor de estoque esteja preparado para recebê-los.

Desta forma, existe um ciclo com procedimentos que precisam ser respeitados, para que o controle de estoque para pequenas empresas possa ser feito de forma assertiva.

Veja a seguir quais são os passos:

 

Controle de estoque eletrônico

Ao realizar o registro de entrada de mercadorias, é preciso que o gestor conte com apoio de um sistema de gestão como entrada.

Desta forma, se torna possível fazer o registro e organizá-los fisicamente, como forma de controle interno.

Sendo assim, não basta apenas que sejam avaliados somente os números. E sim, é preciso lembrar, de como é importante o planejamento deve estar alinhado com os demais setores.

Além disso, o gestor pode sinalizar no sistema de controle de estoque elétrico, a quantidade mínima e máxima, auxiliando assim, a definir o momento ideal de fazer novos pedidos.

 

Controle de estoque físico

Quando o assunto é controle de estoque físico, é preciso recorrer a métodos que auxiliam os gestores a localizar cada um de seus produtos.

Desta forma, deve-se colocar os produtos em ordem alfabética, numérica, ou por ordem de maior saída.

Sendo assim, é importante verificar qual a data de validade de cada produto, mantendo os que estão mais próximos ao vencimento na frente dos demais.

Confira mais sobre: Maneiras de manter sua empresa saudável no mercado

 

Dicas de como otimizar o controle de estoque para pequenas empresas

Confira a seguir algumas dicas fundamentais que auxiliam no controle de estoque. Vamos lá?

  1. Planeje compras fazendo projeções de demanda;

  2. Considere os prazos de entrega no planejamento;

  3. Escolha os fornecedores que melhor te atenda;

  4. Tenha ajuda de uma consultoria;

  5. Cadastre os seus produtos;

  6. Faça um inventário de estoque;

  7. Fique atento aos indicadores de resultados;

  8. Integre os setores de sua empresa;

  9. Categorize os seus produtos;

  10.  Conte com ferramentas de gestão para controle de estoque.

Ao longo dos anos, o controle de estoque pode ser aprimorado ganhando auxílio dos sistemas de gestão. O que possibilitou que os empresários deixassem de lado as inúmeras planilhas e reduzissem as chances de erros manuais.

Isso porque, por meio dos softwares, o gestor pode registrar não somente as entradas e saídas de mercadorias, como também ser avisado da necessidade de aquisição de novos produtos.

Além disso, por meio de um controle de estoque para pequenas empresas, o empreendedor poderá controlar melhor o seu setor de vendas, compras, finanças e administração.

Se sente perdido e não sabe por onde começar a otimizar os processos de sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e entenda como os serviços da ADCAL Assessoria Contábil pode ajudar a sua empresa.

Esperamos que cada um de nossas dicas possam ter sido úteis. Para aprender mais, entre em contato com um de nossos consultores e solucione todas as dúvidas sobre uma gestão eficiente para sua empresa. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.