Consumidor ganha acesso a sua nota de risco de crédito via Serasa Score

12/04/2017

Score-300x141

A nota de crédito do consumidor, que era conhecida pelo mercado e pelo Serasa, agora também será informada ao seu titular. Para ter acesso ao Serasa Score, disponível para consulta on-line, é necessário fazer um cadastro. A pontuação varia de zero a mil pontos, de acordo com comportamentos como pagamento de contas em dia, histórico de dívidas e negativações, indicando o risco de inadimplência. Esses detalhes do cadastro, no entanto, ainda não estão disponíveis.

Diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat explica que expor a fórmula de cálculo será um próximo passo, que já está nos planos, e acrescenta que os dados que embasam a plataforma são repassados por vários fornecedores com os quais o cidadão se relaciona, como lojas, empresas de telefonia e bancos. Mas o consumidor, diz ela, também pode fornecer informações para melhorar sua nota:

Preocupação com o uso

As entidades de defesa do consumidor, a princípio, se posicionaram contrárias ao cadastro positivo, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) o julgou legal, desde que não haja distorção ou abuso no manejo dos dados. Patrícia Cardoso, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio, destaca que o brasileiro precisa se conscientizar do valor dos dados pessoais e da importância de saber como eles serão usados:

— É fundamental que, ao escolher fornecer seus dados, ele saiba como e por quem essas informações serão usadas.

José Augusto Peres, do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), chama atenção para o risco que sempre foi latente ao sistema: o compartilhamento indevido.

Fernanda explica que o sistema da Serasa é seguro e acrescenta que as empresas recebem informações sobre, por exemplo, gasto no cartão de crédito, mas não têm acesso sobre onde foram feitas as compras.

Interessados em acessar, podem fazer no https://www.serasaconsumidor.com.br/score/

POR: Portal Contábil SC