Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa na Redução tributária?

22/01/2021

Você, empreendedor, tem pensando em contratar um serviço especializado que auxilie na otimização de seus processos e também na redução de suas despesas?

Em meio a um contexto econômico complexo e repleto de riscos financeiros, cada vez mais empreendedores têm procurado por soluções eficazes para gestão de seu negócio.

Com isso, os serviços como o de consultoria tributária, que auxiliam os empreendedores a obter uma visão macro de suas operações, têm ganhado destaque no mercado.

Continue sua leitura e compreenda como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa na redução tributária. Confira!

 

Qual o momento ideal para buscar orientação?

A contratação dos serviços de uma consultoria tributária pode ser feita devido a diversos motivos, dentre eles a elaboração de um planejamento tributário e a adoção de estratégias corretivas.

Ao investir neste modelo de serviço, o empreendedor contará com auxílio de um profissional especialista, que atuará orientando a realização de processos tributários e também com as atuações fiscais do negócio.

Sendo assim, em um cenário ideal, contar com apoio dos serviços de consultoria tributária é fundamental para a antecipação dos riscos e de problemas financeiros, tributários e fiscais.

Desta forma, em meio às constantes mudanças na legislação, contar com a orientação de um consultor para o acompanhamento de seus processos é fundamental para antecipar os possíveis riscos financeiros que uma empresa possa vir a apresentar.

Confira mais sobre: Estruturação de Plano de Negócios: Como gerir o crescimento da empresa

 

As vantagens da consultoria tributária

Em primeiro lugar, ao contratar uma consultoria tributária, será realizado um diagnóstico completo do cenário tributário detalhado da empresa.

Deste modo, se torna possível definir quais são os objetivos específicos a serem trabalhados em seu desenvolvimento.

A seguir, iremos compartilhar com o leitor as principais vantagens da contratação de uma consultoria tributária para sua empresa:

 

Diminuição do impacto tributário

O sistema tributário brasileirp é um dos mais complexos do mundo. Logo, ao empreender, é preciso fazer o enquadramento tributário de uma empresa. Podendo ser:

  • Lucro Real;

  • Lucro Presumido;

  • Simples Nacional.

Dessa forma, cada um dos regimes citados possui regras específicas para seu enquadramento. Mas atenção, é de fundamental importância contar com a orientação de um contador.

O foco é evitar que a sua empresa seja enquadrada de forma incorreta e acabe pagando mais impostos do que realmente seria o necessário.

Leia mais sobre: Inteligência tributária: como melhorar a gestão tributária

 

Melhor planejamento

É de extrema importância, ao empreender, contar com a orientação de um bom planejamento tributário. Deve-se visar o desenvolvimento de todas as atividades empresariais, de maneira assertiva e eficaz.

O planejamento tributário é uma importante ferramenta, que deve ser utilizada desde o momento de abertura de uma empresa. No entanto, anualmente o cenário fiscal sofre constantes mudanças.

Sendo assim, se faz necessário realizar um acompanhamento especializado, realizando uma revisão de procedimentos fiscais obrigatórios e também do pagamento de seus tributos.

Confira mais: Guia da DRE: tudo sobre a Demonstração de Resultado do Exercício

 

Ajuda na prevenção e no controle de crises financeiras

Por último, outra vantagem interessante da consultoria tributária é o aprimoramento da gestão financeira.

Ao empreender, diversos profissionais não possuem conhecimento técnico para a gestão de sua empresa. Desta forma, acabam sofrendo de “miopia administrativa” e por isso acabam não enxergando quais são os potenciais riscos de sua gestão.

Assim, a consultoria tributária contribui para que sua empresa se desenvolva de forma saudável, sem se comprometer com gastos inesperados que possam impactar no fluxo de caixa.

 

A consultoria em micro e pequenas empresas

Muitos empresários tiveram suas operações seriamente comprometidas ao longo do ano passado. Isso devido a uma forte recessão econômica causada pela pandemia da doença do coronavírus.

Sendo assim, muitos buscam reduzir as suas despesas com tributação, a fim de manter suas operações ativas de forma segura.

Desta forma, os serviços de consultoria tributária vem auxiliando para que micro e pequenas empresas possam ter um fôlego maior no mercado, alcançando assim melhores resultados.

Está com dificuldades na gestão tributária de sua empresa? Nós podemos te ajudar. A ADCAL é referência no ramo de gestão empresarial e consultoria. Pautada sempre pela ética, atende a diversos segmentos empresariais.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Aprenda mais em: Tipos de sociedade: conheça as opções para registrar seu negócio